Image du Blog perolascraps.centerblog.net

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Dia de Morrigan




Morrigan é a patrona das sacerdotisas e das bruxas. 


É também a deusa celta da guerra e seu nome significa “Grande Rainha”. 

Morrigan ou Morrigu, Macha e Badb formam a triplicidade conhecida como as "MORRIGHANS", as FÚRIAS da guerra na mitologia irlandesa. 

Morrigan, como todas as deidades celtas está associada as forças da Natureza, ao poder sagrado da terra, o Grande Útero de onde toda a vida nasce e depois deve morrer para que a fecundidade e a criação da terra possam renovar-se. 

No calendário celta, neste dia, celebrava-se a deusa tríplice Morrigan: Ana, Badb e Macha. Essa deusa regia a guerra e a morte, sendo invocada com cânticos e inscrições rúnicas antes das batalhas. Segundo as lendas, ela aparecia antes de cada luta, ora sobrevoando o campo de batalha em forma de corvo, ora vigiando os guerreiros em forma de serpente ou no final da batalha como “A lavadeira da vazante”, a gigante que lavava as armaduras dos mortos e os ajudava em sua travessia para o mundo subterrâneo.
Epifânia, comemoração dos Reis Magos. 


A Igreja Ortodoxa comemora, neste dia, a Festa das Luzes e o Batismo no Rio Jordão. Os padres benzem as casas, aspergindo água benta com galhos de manjericão. Apesar da baixa temperatura, as pessoas mergulham nos rios para se purificarem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário